Tartaruga-cabeçuda encontrada com material de pesca é reabilitada e solta

Tartaruga-cabeçuda encontrada com material de pesca é reabilitada e solta

Acionada no dia 24/11/2016 para o resgate de uma tartaruga marinha na Praia do Centro, em Itanhaém/SP, a equipe do Gremar encontrou uma fêmea adulta de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). Foi constatada a presença de um pedaço de material de pesca enroscado na nadadeira anterior esquerda, causando séria lesão, além de boa parte da corda ter sido engolida por ela.

Após radiografias, foi descartada a suspeita de haver ainda um anzol preso ao sistema digestório e, assim, foi realizada a retirada do material realizando contenção física, passagem de sonda esofágica com óleo mineral e o objeto foi removido totalmente de forma manual, por tração.

     

O procedimento de retirada foi bem-sucedido e foi então iniciado o tratamento medicamentoso com antibióticos e anti-inflamatórios, além de receber todos os cuidados clínicos necessários e um acompanhamento minucioso. Devido ao ferimento ocasionado pelo material atrelado à sua nadadeira, a mesma estava bastante inchada e, por isso, recebeu sessões regulares de massagem e laserterapia. 

Inicialmente ela foi colocada em um tanque de 10 mil litros com baixo nível de água, que foi aumentando gradativamente conforme eram observadas melhoras em sua flutuabilidade e condições gerais. Bem como sua alimentação  também foi sendo aumentada de forma progressiva, até que adquirisse peso suficiente para poder ser reintroduzida.

Após quadro clínico estável e exames liberados, Pérola (como a tartaruga-cabeçuda foi carinhosamente apelidada) pode finalmente voltar a seu habitat natural, retornar ao mar  e migrar até a sua área de reprodução, continuando a contribuir com a manutenção da população de sua espécie.

O vídeo e as imagens impressionantes da retirada do material de pesca que ela ingeriu, foi visualizado e compartilhado por milhões de pessoas em todo o mundo e nos fez ter mais amor pelo que fazemos. Estamos no caminho certo!

Tags:

compartilhar:

Posts Relacionados