Conheça o Instituto Gremar

História

História

O Gremar nasce de um ideal conservacionista, onde todas as espécies compartilham um único planeta e necessitam de respeito e proteção. No início da nossa trajetória em 2002, com o envolvimento de um grupo voluntário de veterinários e biólogos, iniciamos os primeiros atendimentos de mamíferos marinhos, com o objetivo de realocação no ambiente natural do Estado de São Paulo.

História

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Em 2007, através da parceria com a Fundação Fernando Lee, implantamos o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos CRAM REVIVA, localizado na Ilha dos Arvoredos, Guarujá (SP).

O Instituto Gremar, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) transferiu em 2013 a sua base de operação para o km 13,5 da estrada Guarujá-Bertioga, possibilitando a ampliação do atendimento para animais marinhos e silvestres com a implantação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS-Flutuante).

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Já em 2015 o Gremar, juntamente com outras onze instituições da Rede de Encalhe de Mamíferos Marinhos do Brasil (REMAB), inicia a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), dando início ao monitoramento regular diário das praias entre Bertioga e São Vicente, promovendo a ampliação da coleta de carcaças e o resgate de animais marinhos encalhados.

Com sua equipe técnica e logística ampliadas, passa a integrar a Rede de Atendimento Veterinário do PMP-BS. Buscando o aprimoramento continuo e a excelência no atendimento veterinário dos animais, o Instituto Gremar inaugura o Centro de Despetrolização e Reabilitação (CRD-Guarujá), na Praia do Tombo, Guarujá (SP), com uma estrutura totalmente planejada e equipada, além da implantação de laboratórios clínicos especializados.