Projeto em andamento

Vamos
Desenredar?

Um dos eventos de sustentabilidade anuais organizados pelo Instituto Gremar como parte do projeto “Pesca e Recicla” é o “Vamos Desenredar?”, uma caravana que passa por oito munícipios da Baixada Santista sensibilizando e auxiliando as comunidades de pesca artesanal a entregarem suas redes velhas e fora de uso para a reciclagem. Esta grande mobilização, com duração de uma semana, finda no dia 1 dezembro, Dia Internacional do ‘PARE a Captura Acidental’ (STOP ByCatch Day). Em 2021 foram coletadas e destinadas 2,5 toneladas de redes.

Previous slide
Next slide

O termo ByCatch se refere à captura acidental de baleias, golfinhos, focas, tartarugas, raias, tubarões, aves marinhas, peixes e invertebrados capturados acidentalmente e descartados pelas atividades pesqueiras. Todas estas vidas são desperdiçadas e muitas espécies estão altamente ameaçadas de extinção.

Pela perspectiva do bem-estar animal, os emalhes das baleias são indiscutivelmente uma das piores formas de mortalidade causada por seres humanos aos animais selvagens (Cassof et al 2011). Os animais podem morrer afogados, pois presos não conseguem subir à superfície para respirar; também podem sofrer lacerações, devido aos cabos pesados, gerando infecções; além de causar inanição, pois não conseguem se alimentar de forma eficaz (International whaling Commission 2018).

A comissão dos Oceanos dos Estados Unidos declarou em 2005 o ByCatch como a maior ameaça aos mamíferos aquáticos no mundo (Yopungand Ludicello, 2007) – e, para agravar este problema, somente uma pequena parte dos “ByCatches” são de fato registrados.