Projeto em andamento

Projeto
Pesca e Recicla

Projeto
Pesca e Recicla

Através do Projeto Pesca e Recicla, já foram implantados ecopontos para a coleta voluntaria de petrechos de pesca em oito municípios da Baixada Santista. O objetivo é caracterizar a pesca recreativa, além de sensibilizar os usuários dos principais pontos de pesca da região.

Como afirma o Instituto de Pesca (IP) de São Paulo, materiais utilizados na pesca que são perdidos, abandonados ou descartados incorretamente aprisionam, mutilam e matam cerca de 70 mil animais marinhos por dia no mundo, associados a pesca fantasma. Todo ano, segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 600 mil toneladas de equipamentos de pesca acabam no mar e são responsáveis pela pesca (Macfadyen et al. 2009)

Os ecopontos do Pesca e Recicla são equipados com coletores de material resistentes e seguros para as pessoas; e com materiais educativos que visam orientar sobre temas ligados à pesca acidental, descarte adequado dos resíduos e consumo consciente de pescado, a fim de sensibilizar e compartilhar conhecimentos essenciais com os usuários.

Cada pedaço conta

Todo o material coletado é recolhido periodicamente, quantificado, qualificado e destinado para a reciclagem, fortalecendo a economia circular. Acreditamos que cada pedaço conta, ou seja, cada material entregue nos nossos ecopontos – inteiros ou fragmentos – é um resíduo que não irá para o mar causar danos aos animais do entorno. Ao longo do primeiro ano, mais de 4.100 anzóis foram coletados, além de boias, giradores, extensores, snaps, chumbadas e linhas mononylon e multifilamentosas que equivalem a mais de 200 campos de futebol.

Vamos Desenredar?

Periodicamente são organizados eventos educativos expositivos pontuais para a sensibilização do público nos pontos de coleta e em outros eventos de sustentabilidade, como o Vamos Desenredar?