Projetos Realizados

CRM
REVIVA

CRAM REVIVA

A implantação do CRAM REVIVA (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos- REVIVA), a primeira base operacional do Instituto Gremar, possibilitou o início de uma jornada rumo à conservação de ambientes costeiros e marinhos.

Previous slide
Next slide

O primeiro CETAS
do Estado de São Paulo

Foi o primeiro CETAS do Estado de São Paulo exclusivo para animais marinhos e com foco na soltura dos animais recuperados. A unidade funcionou entre 2007 a 2012, através da parceria entre Instituto Gremar com a Fundação Fernando Lee, e o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá e do IBAMA- Escritório Regional de Santos.

A Ilha dos Arvoredos, um local inusitado, foi cedida pela União ao engenheiro Fernando Eduardo Lee, um ambientalista visionário, que projetou e implantou na década de 1950 uma ilha privativa autossustentável, com 36 mil m2 e localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco, em Guarujá, litoral de São Paulo.

Após adequação estrutural e instalação de recintos, a Ilha dos Arvoredos passou a abrigar temporariamente animais marinhos de diversas espécies para atendimento veterinário especializado, além de 80 voluntários que buscavam oportunidade para a sua qualificação profissional.