Projetos Realizados

Cetas
Flutuante

CETAS Flutuante

Em 2013 o Instituto Gremar, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Grupo de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA-SP), implantou o Centro de Recepção e Triagem de Animais Marinhos (CETAS Flutuante) em uma área onde fica ancorada a Casa Flutuante.

Previous slide
Next slide

A base de operação
do CETAS

A Base de operação do CETAS funcionou entre 2013 a 2019, em um local bastante privilegiado do Estuário Santista, situado no Canal de Bertioga no Estado de São Paulo, o que favorecia o resgate da fauna tanto por via terrestre quanto por mar.

Além da reabilitação de fauna, a base de operação serviu como apoio para a realização de pesquisas na área estuarina, em estudos envolvendo o acompanhamento sistemático dos impactos antrópicos na fauna no Laboratório de Pesquisa Estuarina (LABES).

Durante a operação do CETAS foram atendidos 2.963 animais marinhos e silvestres, sendo que 803 foram devolvidos para a natureza após tratamento veterinário, além da coleta e avaliação de 4.287 carcaças para a determinação da causa mortis. Durante este período contamos com o apoio de 233 voluntários.

Durante este período contamos com o trabalho de 233 voluntários, tanto para trabalho voluntário quanto para estágios curriculares.