começou em março de 2024 com o objetivo de trazer uma nova perspectiva sobre o reaproveitamento de materiais da pesca artesanal para as mulheres das comunidades pesqueiras da Baixada Santista. O projeto visa à redução de resíduos da pesca, garantindo uma destinação correta e responsável, dando a eles uma nova utilidade na cadeia produtiva através da criação e venda de produtos artesanais, ampliando a fonte de renda das famílias.
Para a concretização deste lindo e tão sonhado projeto pelo Instituto Gremar, contamos com a parceria da Santos Brasil, que viabilizou a execução de todo o cronograma!
Nos primeiros doze primeiros meses do projeto, serão realizadas rodas de conversas e oficinas de capacitação em artesanato, utilizando materiais provenientes da pesca artesanal e esportiva, hoje obtidos pelo Instituto Gremar através dos projetos “Pesca e Recicla – Ecoponto para Materiais de Pesca” e “Vamos Desenredar”, este último também apoiado pela Santos Brasil. Além disso, o projeto incluirá palestras sobre empoderamento feminino, micro empreendedorismo, autocuidado, autovalorização e conscientização ambiental. Ao final do período, haverá um evento para a apresentação e comercialização dos produtos gerados.
O projeto “Rede de Mulheres pela Vida Marinha” não apenas reforça os aspectos socioculturais das comunidades pesqueiras, mas também oferece uma nova possibilidade de fonte de renda por meio do artesanato. Ele ensina desde a criação de peças únicas, repletas de história e ricas em significado, até os fundamentos do empreendedorismo.
Além disso, o projeto promove a sensibilização ambiental nas mulheres participantes, evitando o descarte inadequado de materiais e os impactos negativos ao meio ambiente e sua fauna. Contribui ainda com a economia familiar dos envolvidos e aumenta a autonomia das mulheres capacitadas na tomada de decisões. Com suas ações, o projeto “Rede de Mulheres pela Vida Marinha” não só fortalece a sustentabilidade, mas também empodera mulheres das comunidades pesqueiras, promovendo uma transformação positiva e duradoura que beneficia tanto o meio ambiente quanto as famílias envolvidas.