Projeto em andamento

Projeto
Maré Mangue

Projeto
Maré Mangue

O projeto Maré Mangue tem como finalidade avaliar o status sanitário dos animais do Estuário Santista, que sofre um intenso processo de urbanização e industrialização ao longo de décadas, afetando diretamente seus equilíbrios naturais. O projeto busca compreender os possíveis efeitos cumulativos das atividades antrópicas nos animais residentes e migratórios que utilizam este bioma como um modelo sentinela.

Monitoramentos embarcados

São realizados monitoramentos embarcados regulares e o resgate de animais feridos ou doentes, que são encaminhados para tratamento veterinário. Já as carcaças são avaliadas para determinação da causa mortis no CRD Guarujá.

Monitoramentos embarcados

Previous slide
Next slide

Além disso, são coletadas diversas amostras para análises clínicas e de contaminantes (metais pesados e biomarcadores). O monitoramento regular é feito por um trajeto de cerca de 110 km, percorrendo ao longo do canal de Santos, São Vicente e de Bertioga vários rios, como o rio do Meio, rio Santo Amaro, rio Diana e rio Itapanhaú.

Os animais também podem ser atendidos através de acionamento da comunidade e instituições parceiras, entre os municípios atendidos – Bertioga, Guarujá, Santos e Cubatão. Durante o monitoramento, dados primários de ocorrência de avifauna estão sendo levantados e atualizados: mais de 70 espécies já foram avistadas. Entre eles, por exemplo, a águia pescadora Pandion haliaetus– com último registro na região datado da década de 80 – e o guará-vermelho Eudocimus ruber, registrados nos municípios de Santos, Guarujá e Bertioga, além de Cubatão (previamente registrado).

Programa de Apadrinhamento
Maré Mangue

Para que este projeto possa ter continuidade, estamos em busca de empresas e pessoas interessadas em nos ajudar a fazer a diferença!